domingo, 25 de abril de 2010

TUDO COMEÇOU EM 16 DE NOVEMBRO DE 1929

À esquerda papai, Florival Britto com 24 anos e à direita mamãe, Núbia M. De Britto com apenas 15 anos


MEU PAI: FLORIVAL BRITTO

Nasceu em Gararú, município do Estado de Sergipe, em 11 de agosto de 1904, às margens do Rio São Francisco, cidade pequena porem com um povo de fibra e lutador. A sua infância e adolescência foi passada na sua cidade Natal, ao lado dos seus pais Manoel Vicente de Britto e Maria Pureza de Britto. O que podia oferecer a um jovem adolescente uma cidade pequena? Nada, absolutamente nada. O seu tempo era passado em ajudar ao seu avô, Vicente Ferreira de Britto, na sua “malhada” na criação de galinhas e algumas vaquinhas para o sustento da família. Aos 18 anos impulsionado pela vontade indomável de progredir foi para a capital, Aracaju. Em lá chegando foi admitido na firma Cruz & Cia. para exercer o cargo de serviços gerais.Foi nessa empresa que galgou o cargo de caixeiro viajante, onde conheceu e casou-se com uma menina de 16 anos que veio a se tornar


MINHA MÃE: NÚBIA MASCARENHAS DE BRITTO (em solteira Mascarenhas de Andrade)

Nasceu em Simão Dias, município do Estado de Sergipe, em 10 d abril de de 1913, filha de José Marçal de Andrade e Maria Mascarenhas de Andrade. A sua infância foi passada na sua cidade Natal. Junto aos seus pais, ele sapateiro e ela de prendas do lar. Estudou no grupo escolar tendo completado o curso primário. Toda moça do interior estudava e aprendia diversos ofícios, como bordar a mão,renda de bilrro, crochê, bordado à maquina e assim iam passando a vida. Aos domingos vestiam o seu vestido domingueiro, para irem a missa na Igreja Matriz e a tardinha para a praça da Matriz, com as irmãs e amigas para fazerem o “footing”. Foi numa dessas tardes que conheceu o meu pai e segundo ele me disse que falou assim: Com essa eu me casarei e assim o fizeram , em 16 de Novembro de 1929.

6 comentários:

  1. Esse e o pontape inicial e que agora o senhor nao pare mais!!!
    Adorei o post Papito!!
    Te amo
    Aida

    ResponderExcluir
  2. Ficou muito bom !!!! Sou sua fã !!! BJINHOS, TE AMO MUITOOOOOO!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Família que bloga unida, permanece unida!! Adorei, velho!! Espero pelos próximos!!
    Te amo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Estarei sempre acompanhando e prestigiando.
    Um grande abraço,
    Ricardo Afonso Brito
    Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  5. Tio FERNANDO, que maravilha conhercer os meus avos. Adorei e me deixou com lagrimas. Parabens!!!! Um beijo Silvana

    ResponderExcluir