segunda-feira, 21 de junho de 2010

RUAS DE MACEIÓ - RUA SÃO PEDRO - GARÇA TORTA

















Nessa postagem estou começando uma serie de "Vias de Maceió" e como não poderia deixar de ser escolhi para iniciar a nova serie a Rua São Pedro, que fica localizada na praia de Garça Torta, justamente a minha rua. Que maravilha! Garça Torta é um   bairro de pescadores, de gente pacata e trabalhadora. Vou descrever a Rua São Pedro a principal via do bairro.Ela tem inicio na foto que tem um caminhão, atrapalhando a entrada de quem quer passar.Mais tudo bem. Continuemos com a nossa dissertiva sobre a Rua São Pedro.Logo adiante depois de vencermos buracos e poças de agua que são formadas, não só pela chuva, mas, sempre todo o ano por águas servidas de fossas a ceu aberto, nós encontramos a  Escola Estadual Prof. Eduardo Almeida da Silva, que funciona nos três turnos, sendo que fora da Escola vem os desocupados, a subirem no muro, para namorar e passar um chá para os estudantes. É muito animado, porem a policia algumas vezes aparece e desmancha toda a brincadeira. Que maldade!!! Existe uma casa da Cultura na Rua São Pedro. Sim uma casa da cultura, porem dita casa avança pela rua e não tem prefeito que dê jeito. A rua São Pedro que se lixe pois Casa da Cultura é Casa da Cultura. Tem uns quadros pendurados para definir a sua existencia.Em frente a Casa da Cultura tem uma igrejinha que tem a sua frente um local que antigamente de praça. Dita praça foi transformada numa fossa septica que é utilizada pelas residencias voltadas para a praça. Logo que vim residir na Rua São Pedro, e, na ultima eleição para prefeito e vereadores, me aparece um candidato a vereador para nos pedir o voto e que poderiamos cobrar dêle os melhoramentos para a Rua São Pedro. Nós o fizemos e nem resposta obtivemos. O candidato foi reeleito. Mas é isso mesmo. Ele deve estar muito ocupado e o que é Garça Tota - uma insignificancia. Não vamos desanimar. Daqui há dois anos o candidato deverá aparecer, só que dessa vez não deixarei engtrar na minha casa.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

MARIA JOSÉ(LECA) - MARIA HELENA(LENINHA)- IRMÃS AMIGAS



Não poderia esquecer de prestar uma homenagem muito sincera as duas irmãs Maria José e Maria Helena. Leca e Leninha se completam. A alegria de uma é a alegria da outra. A tristeza de uma é a tristeza da outra. Sempre as duas se comunicam, e estão  prontas para servir. Lembro-me certa ocasião que Maria José soube que Leninha estava hospitalizada em Aracaju, rumou para aquela cidade a fim de prestar assistencia à irmã enferma.Estivemos em Aracaju para a formatura de Leninha em Direito e sempre procuramos acompanhar a sua trajetória, culminando com a sua posse como Procuradora de Justiça do Estado de Sergipe, onde presenciamos um lindo discurso feito por  ela. A formatura da sua filha Marina em medicina e hoje residindo nos Estados Unidos onde é pesquisadora de um grande hospital. Estivemos presentes ao casamento de Marina. A formatura de  Daniela em direito e ao seu casamento, estavamos participando de todas as alegrias. Leninha sempre que esá em Aracaju, desloca-se até Maceió para nos visitar e rever a sua irmã Maria José. Na doença e falecimento do nosso filho Ricardo, Leninha presente a nos dar o seu conforto. Maria José em São Paulo em tratamento e lá estava Leninha ajudando-a e prestando a sua solidariedade. Leninha participa intensamente nas nossas vidas, ajudando-nos, dando o seu apoio, enfim é uma homenagem muito especial que presto a minha irmã-cunhada nessa postagem no meu blog.  

sábado, 12 de junho de 2010

MEU 6º FILHO - RICARDO - SAUDADES


Há 35 anos, nesta data(12 de junho), veio ao mundo o meu filho Ricardo. Noite tranquila, com uma lua a brilhar no firmamento, como se estivesse a iluminar mais uma estrela que nascia e iria fazer parte dessa galaxia. Ainda no berçario da maternidade, chamava atenção de todos os que o visitavam pelo seu "bico exuberante", que no decorrer do tempo tornou-o dentuço, e como diria Kuiz Gonaga em uma das suas músicas - "feio,bochudo e nariz de papagaio". Mas estavam todos enganados, tornou-se um garoto bonito, alegre e brincalhão.Vou apenas contar nessa postagem uma pequenina "estória". O Ricardo aí pelos seus 9/10 anos, era uma verdadeira matraca para falar, um palhacinho e eu sempre dizia a êle - Ricardo, quando você crescer vou lhe mandar fazer um curso para palhaço na escola circense de Moscou. Íamos de automóvel, eu, sua mãe, êle e um primo e, Ricardo a falar e matrraquear, contando uma éstoria para o primo, quando a certa altura ele me perguntou - Papai!! Como é o nome da escola que o senhor vai me mandar? Não aguentei e rindo bastante lhe disse - Escola do circo de  Moscou.Como essa, tenho outras diversas est´rias que estou reunindo para colocar no livro que se Deus quizer, estou tentando escrever em sua homenagem. Ricardo, faleceu no dia 2 de Janeiro de 2007, acometido de uma doença atroz - Leucemia. - Hoje sou um propagador da doação de medula óssea.


MEU 5º FILHO - FERNANDINHO - O PRESTIMOSO!

FERNANDO FILHO, como se diz sempre, " pau pra toda obra", sempre desde criança era  assim. Nasceu no dia 29 de maio de 1973, na maternidade Paulo Neto. A sua infancia foi saudavel, sempre se "alimentando" bem e nos dando muita alegria. Ainda adolescente, quiz ir trabalhar na loja e para lá foi, ser balconista, engravatado e cumpria os horários fielmente, pois o Miranda, gerente da nossa loja não dava trégua. Tinha que arrumar as prateleiras como todo funcionário, manter a limpeza do salão, enfim tudo que fosse determinado pela gerencia. Chegava finalmente a época de ir para as aulas. Que suplício! ahahahah. A sua mãe fazia as aulas de reforço para êle, mas, somente pensava o Fernandinho em que chegasse novas férias para que fosse "assumir"o seu trabalho. Na época que tive o Hotel Beira Mar, foi confeccionada um uniforme de mensageiro e lá estava Fernandinho a receber os hospedes levando-os ao apartamento, abria a porta, decerrava a cortina da janela, informava ao hospede o horário do café matinal e se precisassem de algo que podia ligar o telefone, fazendo o pedido.Certa ocasião, um casal hospedou-se no hotel e precisou de um médico pediatra para o seu filho. Sem problemas; Fernandinho acompanhou os hospedes e levou-os ao Dr. Milton Henio, que era também o seu pediatra. Até hoje o Dr. Milton Henio relembra essa graça do Fernando. Já maiorzinho foi servir na cozinha. Aprendeu a fiar as facas e fazer o corte da carne, tudo isso o supervisionado pelo "chef". Hoje em dia, o que se precisa é só dizer, - Fernandinho estou precisando de um mecanico, um pedreiro, um eletricista, enfim o que for necessario e Fernandinho consegue. "É O VERDADEIRO PAU PRA TODA OBRA". Casado com Andréa, tem 2 filhas Mariana, com 13 anos e Maria Gabriela com 2 anos.  

terça-feira, 8 de junho de 2010

MINHA 4ª FILHA - ADRIANA - SAUDADES


   


     


       Nasceu minha  4ª filha, ADRIANA, no dia 7 de junho de 1967, vindo a falecer em 9 de janeiro de 1972. Prefiro não relembrar o seu falecimento e sim os poucos anos que ela passou em nossa companhia. Era uma criança feliz e amada por todos. Suas irmãs, por ser ela a caçula da casa, adoravam-na. Todas brincadeiras de crianças ela sempre estava presente. Relembro que na hora das refeições ela sempre dizia  que queria muita comida no seu prato e sua mãe para gracejar com ela dizia que colocasse pouca comida e ela respondia: - Eu só quero se for muita.
Relembro também que ela ficava  muito tempo  junto a mim, quando eu estava operando a minha estação de radio-amador. Deixou-nos um vazio muito grande.